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Mestrado em Gestão de Empresas e Inovação

O Mestrado em Gestão de Empresas e Inovação (PMGEI) do Instituto Superior de Gestão de Negócios (ISGN) é um programa de estudos destinado a graduados e profissionais que actuam ou que tenham objectivo de actuar na área de Gestão de Empresas, Administração, Inovação e áreas afins. A singularidade do programa de estudos do PMGEI é a sua abordagem inovadora à gestão empresarial, processos organizacionais, com foco na aprendizagem de novas teorias de gestão, gestão do conhecimento e inovação.

Portanto, com vista a responder o ensejo futurista de aumentar os ciclos de formação, o ISGN pretende introduzir o 2.º Ciclo de formação correspondente aos mestrados com duração de 2 anos. A estratégia do ISGN é desenvolver linhas curriculares e uma abordagem de investigação em áreas prioritárias, contribuindo para, entre outros, a capacitação e estabilidade do ISGN, melhoria do Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) e alinhar-se à sua missão e visão nas prioridades de desenvolvimento de Moçambique. É neste contexto, que se enquadra este curso de pós-graduação. O currículo do Programa de Mestrado em Gestão de Empresas e Inovação (PMGEI) visa formar quadros capacitados em matérias de gestão para exercerem funções quer no sector público quer no privado.

O Programa possibilita ao mestrando desenvolver habilidades de gestão ao nível empreendedor, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em Instituições de Ensino Superior no campo da Gestão e Administração. O programa de estudos busca contribuir para a formação e desenvolvimento de profissionais no campo de Gestão de Empresas e Inovação, que possam agregar valor à actividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento.

O currículo do mestrado é constituído por unidades curriculares nucleares, complementares e opcionais, e a elaboração de uma dissertação. Todas unidades curriculares serão oferecidas em horário pós-laboral e ministradas ao longo de três (3) semestres. As actividades de pesquisa e elaboração da dissertação serão realizadas no último semestre. O grau conferido é de mestre, a duração de formação é de 2 anos (4 Semestres), seguindo o modelo de ensino híbrido.

Este programa de mestrado enquadra-se na implementação do Plano Estratégico do ISGN (2021- 2025) de introdução de novos cursos que visam responder às novas exigências do mercado.

Relevância do curso

A gestão de empresas e inovação é feita por meio da aplicação de políticas internas, acções e estratégias necessárias para o bom funcionamento das unidades orgânicas de uma organização, com o objectivo de agregar riqueza aos acionistas e colaboradores, conduzir com harmonia a actividade empresarial, demonstrar e transparecer os objectivos sociais da organização, entre outros factores importantes para a continuidade do negócio. Por isso, a sobrevivência de uma organização empresarial depende, basicamente, da sua capacidade de agregar valor para as partes interessadas – os chamados Stakeholders (clientes, proprietários/accionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade em geral), sendo o gestor, uma peça fundamental nesta equação.

A gestão empresarial, quando bem-sucedida é de extrema importância para a sustentabilidade e expansão dos negócios e, em última instância, para impulsionar o crescimento e desenvolvimento económico das sociedades. Na economia de mercado, o crescimento e desenvolvimento tem como força motora o sector privado e, para que este desempenhe o seu papel, necessita de bons gestores. De igual forma, o sector público precisa de bons gestores para a correcta definição de políticas macro e microeconómicas, de estratégias de aumento da produção e da produtividade, bem como para a gestão da coisa pública.

Nos dias de hoje caracterizam-se por uma pressão nos recursos naturais, rápido desenvolvimento tecnológico, globalização e aumento da interdependência das economias e negócios à escala internacional. Este cenário exige gestores que sejam ágeis e proactivos para oferecerem soluções e estratégias sustentáveis para as suas organizações.

Um dos maiores fundamentos para justificar a relevância deste curso é o facto de que o PMGEI ser um curso de pós-graduação mais procurado nas instituições de ensino superior, com uma média de três candidatos para uma vaga.

O Mestrado em Gestão de Empresas e Inovação (PMGEI) do ISGN é um programa de estudos destinado aos graduados e profissionais que actuem ou que tenham objectivo de actuar na área de Administração e Gestão de Empresas. O perfil do candidato ao PMGEI é o de profissional formado em administração, economia, engenharia e outras áreas do conhecimento, interessado não só em adquirir e aplicar conhecimentos para resolução de problemas, mas também em abordar o mundo sócio-econômico da organização a partir de posições epistemológicas, metodológicas e praxeológicas específicas e definidas nos diferentes campos disciplinares da administração e das organizações.

Ademais, visa formar profissionais de gestão não clássicos e líderes de organizações com uma nova abordagem, capazes de desenvolver novos e aplicar os princípios modernos de gestão existentes, implementando inovações que agreguem valor não só à organização, mas também à sociedade como um todo.

Em suma, em conformidade com o descrito acima, denota-se que o curso de mestrado em Gestão de Empresas e Inovação é relevante e demandado pelos profissionais que actuam nesta área.

OBJECTIVOS DO CURSO

Objectivo Geral

O curso foi concebido para o candidato desenvolver conhecimentos, competências e habilidades na área de gestão e inovação, para uma ampla gama de oportunidades profissionais em empresas privadas e no sector público.

Para tal, tem como objectivo geral: Desenvolver estudos aprofundados no campo da Administração, Gestão e Inovação, visando a formação para o desenvolvimento de competências para o exercício das actividades de gestão organizacional, para o desenvolvimento de actividades de ensino e para actividades de pesquisa.

Objectivos Específicos

  1. Formar mestres com uma base teórica pluralista, uma visão e abordagem dinâmicas dos processos económicos e de gestão, e capacidade analítica e crítica, incluindo a de identificar, recolher, organizar, analisar, interpretar e usar informação estatística para fundamentar essa análise.
  2. Promover a pesquisa, pelo que a sua filosofia básica assenta no encorajamento e promoção do ensino e da aprendizagem pela investigação, comunicação, debate e publicação dos resultados de acordo com critérios de qualidade da área científica.
  3. Desenvolver competências que habilitem os mestres para um melhor exercício da profissão nas diversas áreas de gestão de negócios públicos e privados;
  4. Prover conhecimentos de análise crítica e interpretação de dados e de discussão de resultados de investigação relacionada à área de gestão de empresas e inovação;
  5. Impulsionar o desenvolvimento de competências de investigação no domínio de gestão empresarial e inovação ajustadas à realidade e necessidades do país;
  6. Desenvolver habilidades para diagnosticar problemas e identificar oportunidades de negócio e assim criar soluções e empreender através do uso de ferramentas de gestão;

Aprofundar competências de investigação, sob uma perspectiva multidisciplinar e transversal em colaboração com outras Instituições de Ensino Superior, órgãos governamentais e outras instituições e organizações.

  1. Perfil Profissional do Graduado

O perfil profissional do mestre pressupõe que seja capaz de, com base essencialmente na pesquisa, recolher, interpretar e descrever informação relevante à solução dos problemas na sua área de especialidade; compreender e analisar criticamente diferentes tipos de discursos, conceitos e procedimentos, contribuindo para a elevação do conhecimento e competência de nível mais alto voltado para ensino e pesquisa.

Assim, na área do “saber”, o mestre em Gestão de Empresas e Inovação deve:

  1. Conhecer os conceitos teóricos fundamentais para a área científica de Gestão;
  2. Integrar conhecimentos, analisar e avaliar situações específicas, respeitando os aspectos éticos envolvidos no processo da gestão de negócios privados e públicos;
  3. Dominar as metodologias científicas adequadas aos problemas a investigar no ambiente legal, económico e de gestão de empreendimentos em todos os sectores da economia.
  4. Identificar, interpretar e caracterizar a realidade do ambiente de negócios a nível nacional, regional, internacional e sua ligação com os fenómenos económicos e sociais da economia mundial, no contexto da globalização tendo em vista, uma atitude proactiva face às mudanças conjunturais no contexto da economia e gestão das organizações e das nações;
  5. Pesquisar, pensar de forma estratégica, lógica, abstracta, e compreender o pensamento crítico e estratégico sobre a gestão empresarial e inovação;
  6. Usar a experiência e o conhecimento para capitalizar as oportunidades e desafios, criando uma atmosfera onde os indivíduos de culturas e perspectivas diversas possam trabalhar juntos em prol de uma missão comum;
  7. Desenvolver uma conduta científica e profissional ao nível dos mais altos padrões éticos e de qualidade;

No que concerne à área do “saber-fazer”, o mestre em Gestão de Empresas e Inovação deve:

  1. Tomar decisões apropriadas que possam assegurar a sobrevivência, o crescimento e desenvolvimento da organização no mercado em que está inserida, tendo em consideração os diferentes factores sociais, económicos, tecnológicos, políticos e naturais do ambiente de negócios;
  2. Coordenar equipas multidisciplinares das diferentes áreas da organização, na busca de soluções, com vista a optimizar os resultados pretendidos;
  3. Gerir de forma racional e estratégica os recursos organizacionais garantindo a sua sustentabilidade para assegurar a sobrevivência da organização;
  4. Desenhar projectos e decidir sobre a optimização da alocação de recursos, do uso do tempo e obter a colaboração dos seus pares, utilizando uma abordagem estruturada para todas as decisões no âmbito da implementação, monitoria e avaliação dos projectos.
  5. Elaborar estratégias de curto, médio e longo prazo que possam assegurar a sustentabilidade dos negócios;
  6. Assessorar o desenvolvimento de diferentes políticas e estratégias empresariais para gestão eficiente e eficaz das organizações;
  7. Motivar pessoas e dinamizar equipas de trabalho para resolução de problemas empresariais; e
  8. Avaliar projectos de investimento tendo em consideração o ciclo de gestão de um negócio em diferentes sectores de actividade económica.

Finalmente, o mestre em Gestão de Empresas e Inovação deve “ser”:

  1. Um profissional que apresente uma conduta profissional e cívica que exalte o espírito de cidadania, nobreza de carácter e responsabilidade partilhada, consciente do dever de servir a sociedade;
  2. Um profissional empenhado e consciente da importância dos aspectos económicos de nível nacional, regional e internacional para a gestão e desenvolvimento de qualquer tipo de empreendimento;
  3. Empreendedor, criativo e inovador no processo da gestão de negócios nos sectores público e privado;
  4. Um profissional com conhecimentos e sensibilidade dos indicadores económicos e de gestão que exerce as suas funções de forma idónea e ética primando pelo rigor científico, profissional e responsabilidade social;
  5. Capaz de planificar e trabalhar de forma empreendedora, independente e pro-activa;
  6. Permanentemente crítico dos problemas e oportunidades que advêm do ambiente e da sociedade em que está inserido; e
  7. Flexível e capaz de se adaptar à evolução das diferentes variáveis do micro e macro ambiente que afectam a actividade empresarial.
  1. Perfil Ocupacional

Os Mestres em Gestão de Empresas e Inovação, para além de estarem munidos de aptidões empreendedoras para realizarem análise económica e exercerem todo o processo da gestão de qualquer empreendimento em qualquer sector de actividade económica e puderem prosseguir estudos de pós-graduação a níveis mais altos, são também preparados para trabalharem em organizações ou empresas, de qualquer actividade económica e social, desde instituições do Governo a empresas de produção de bens e serviços, bem como de organizações não-governamentais.

Especificamente, os Mestrados do presente curso podem trabalhar em vários domínios incluindo:

  1. Docência, investigação e extensão nas Instituições do Ensino Superior;
  2. Instituições governamentais ou privadas;
  3. Instituições Bancárias e ou de Seguros nacionais ou internacionais;
  4. Empresas de serviços de consultoria ou auditoria de forma independente ou institucional;
  5. Gabinetes de estudos, ensino e investigação;
  6. Divisões de estudos económicos e sociais no governo, bancos e outras empresas, entre outros; e
  7. Organizações sociais.

Nestas instituições, os graduados podem desempenhar, entre outras, nas seguintes actividades:

  1. Análise e desenvolvimento de políticas e estratégias organizacionais;
  2. Ensino e pesquisa de matérias de gestão empresarial e inovação;
  3. Análises e assessorias regulares sobre diferentes aspectos de gestão empresarial e inovação;
  4. Definição de estratégias e políticas de negócios para as instituições públicas e privadas (firmas, bancos e outras);
  5. Construção, utilização e exploração de bases de dados para análise económico-financeira e social de organizações de qualquer sector de actividade económica.

Especificamente, os Mestres em Gestão de Empresas e Inovação do ISGN deverão estar aptos a:

  1. Elaborar pareceres, relatórios, planos e projectos de negócios, com base na aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas da Gestão das Organizações;
  2. Planificar, realizar, coordenar e controlar estudos e pesquisas nos campos da administração e gestão;
  • Analisar, interpretar resultados de pesquisa no domínio da administração e gestão;
  1. Exercer funções e cargos de Gestão/Administração Pública, de Sociedades de Economia Mista, de Empresas Estatais e Privadas.

 

3. Perfil Formativo

O programa possibilita ao mestrando a capacidade de desenvolver habilidades de Gestão ao nível empreendedor, inovador, prestar consultoria e exercer funções de direção e/ou gestão, bem como lecionar em Instituições de Ensino Superior no campo da Gestão, Administração e Inovação.

O programa de estudos do curso busca contribuir para a formação e para o desenvolvimento de profissionais no campo da Administração e Gestão de Empresas e Inovação, que possam agregar valor à actividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento.

Duração

A duração do programa do mestrado em Gestão de Empresas e Inovação obedece ao disposto na lei nº 27/2009 de 29 de setembro e nas normas orientadoras da Pós-Graduação do Instituto Superior de Gestão de Negócios. Relativamente a este aspecto, este programa corresponde ao Segundo Ciclo de Ensino Superior, comportando, uma componente curricular e outra de investigação.

O PMGEI tem uma duração de dois anos lectivos divididos em 4 semestres e possui um total de 120 créditos. Os três primeiros semestres são dedicados à lecionação de unidades curriculares nucleares, complementares e opcionais, num total de 80 créditos e visam dotar o estudante, de forma organizada e sistemática, de conhecimentos, competências e habilidades inerentes à formação em Gestão de Empresas e Inovação. O quarto semestre destina-se a realização da dissertação com um total de 40 créditos.

As unidades curriculares obrigatórias fornecem fundamentação teórico-metodológica para a formação académica e para a área de intervenção profissional. As Complementares caracterizam-se por tratar conteúdos afins ao currículo sobre temáticas da actualidade de uma determinada área científica e visam apoiar a operacionalização dos projectos de investigação, e as opcionais constituem disciplinas relativas á formação específica na área de concentração do estudante.

Ao longo dos dois anos, os mestrandos serão incentivados a participar de seminários, conferências domésticas, regionais e internacionais, realizar estadias de estudos em outras instituições e apresentar comunicações e artigos científicos.

Formas de culminação do curso

Para o PMGEI, a forma de culminação de estudos será a elaboração e defesa de uma dissertação. A dissertação compreende uma pesquisa original sobre um tema escolhido pelo estudante numa das linhas de pesquisa.

Vale destacar que a dissertação do Mestrado em Gestão de Empresas e Inovação é um trabalho acadêmico-científico, cujo processo de elaboração e o conteúdo a ser proposto como respostas/soluções/implementações deve pautar-se em princípios do método científico; ou seja, deve estar sustentado em conceitos, teorias, metodologias próprias e articuladas ao alcance dos propósitos da dissertação.

O mestrando poderá escolher entre dois caminhos para o desenvolvimento de sua dissertação: dissertação Tipo 1 ou dissertação Tipo 2. Na dissertação Tipo 1 o foco do estudo é estabelecido com base em uma proposta de solução já vislumbrada pelo mestrando acerca de uma situação -problema/oportunidade identificada em sua realidade. Trata-se, portanto, de uma dissertação baseada em uma questão de desenvolvimento de um produto ou de uma proposta de implementação.

Já na dissertação Tipo 2 não há uma solução clara para a situação problema/oportunidade trazida pelo mestrando e, portanto, a dissertação será desenvolvida com base em uma questão de tomada de decisão que irá gerar uma recomendação.

Para a conclusão do programa, o estudante deverá, para além de completar a componente curricular, defender publicamente o trabalho de culminação de estudos. O acesso à fase de elaboração da dissertação de mestrado depende da aprovação pelo Conselho Científico do ISGN, bem como da apresentação de requerimento do mestrando do qual conste a indicação do tema da dissertação a apresentar e do respectivo supervisor ou orientador, devendo ser acompanhado de uma declaração de compromisso do supervisor indicado.

Os prazos de inscrição, orientação e submissão da dissertação estão previsos no Regulamento Geral Interno da Escola de Pós-Graduação.

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